
Existe uma frase repetida em praticamente toda agência bancária do país: “gerente não tem hora extra”. Ela é dita com tanta convicção, por gestores, por RHs e até pelos próprios gerentes, que virou verdade absoluta.
Só que não é. Na maioria dos casos, é exatamente o contrário: o gerente bancário não apenas pode ter direito a horas extras, como costuma ter algumas das maiores condenações do setor justamente nessa tese. A resposta depende de uma única pergunta, que este artigo vai te ensinar a responder: a sua confiança é de verdade ou é só um nome no crachá?
As três jornadas que existem dentro de um banco
Para entender o seu caso, é preciso conhecer as três situações que a lei desenha para o bancário.
A primeira é a regra geral: o bancário comum trabalha 6 horas por dia (art. 224 da CLT). Tudo o que passar disso é hora extra.
A segunda é o chamado cargo de confiança bancário (art. 224, §2º): funções de direção, gerência, fiscalização ou chefia, com gratificação de no mínimo 1/3 do salário. Para quem se enquadra legitimamente aqui, a jornada passa a ser de 8 horas. E atenção ao detalhe que muda tudo: mesmo nesse caso, o que passar da 8ª hora diária continua sendo hora extra devida. Gerente legítimo do §2º que trabalha das 8h às 20h tem horas extras sim.
A terceira é a exceção mais restrita: o gerente-geral da agência, com amplos poderes de mando e gestão, que a lei trata como fora do controle de jornada (art. 62, II, e Súmula 287 do TST). Só ele, em tese, não tem direito a horas extras. E, ainda assim, apenas enquanto a realidade confirmar esses poderes.
Quando a confiança não é de confiança
Aqui está o coração da discussão. Para os tribunais, cargo de confiança não é título, é poder. A jurisprudência consolidada (Súmula 102 do TST) exige a chamada fidúcia especial: autonomia real para decidir, poderes de representação, capacidade de admitir, demitir ou punir, alçadas efetivas.
Agora compare com a rotina da média gerência bancária de hoje: metas definidas por outros, alçadas mínimas que dependem de aprovação do sistema ou de um superior, roteiros de atendimento, monitoramento constante, impossibilidade de contratar sequer um estagiário. Gerente de relacionamento, gerente de contas, gerente assistente: na prática, muitos são vendedores qualificados com título de gestão. E vendedor qualificado, por mais competente que seja, não exerce fidúcia especial.
Quando o título diz “gerente” e a rotina diz “subordinado”, vale a rotina. É o princípio da primazia da realidade. Derrubado o enquadramento, as 7ª e 8ª horas de cada dia trabalhado se tornam extras devidas, com reflexos em férias, 13º, FGTS e demais verbas.
“Mas eu recebo gratificação de função”
Essa é a objeção que os bancos sempre levantam, e ela merece resposta direta: a gratificação remunera a maior responsabilidade do cargo, não compra a verdade sobre ele. Pagar 1/3 a mais não transforma em gestor quem não tem poder de gestão. Se a fidúcia não existe na prática, a gratificação não convalida o enquadramento, e a discussão das horas segue de pé, nos termos que a jurisprudência define para cada caso.
Como se prova
A boa notícia para o gerente bancário é que poucas categorias têm jornada tão documentada. O primeiro login no sistema e o último logout. Os e-mails enviados às 21h. As mensagens do gestor no fim de semana. A agenda eletrônica de atendimentos. Os registros de acesso à agência. O banco registra tudo, inclusive o que prefere não lembrar. Somado à prova testemunhal de colegas que viviam a mesma rotina, esse conjunto costuma contar a história da jornada real com precisão.
Quanto está em jogo
Para um gerente com remuneração típica do cargo, duas horas extras diárias (as 7ª e 8ª) acumuladas pelos últimos 5 anos, com adicional e reflexos, frequentemente alcançam valores expressivos, entre os maiores do contencioso bancário. E quem já saiu do banco tem até 2 anos, contados do desligamento, para buscar esses direitos. Cada caso, naturalmente, depende da rotina demonstrada e das provas. Por isso, a análise individual é indispensável.